Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53929

Compartilhe esta página

Título: O PNAE no território do sertão do APODI : uma análise do capital social como fator determinante para o atendimento da política pública pela agricultura familiar
Autor(es): COSTA, Sérgio Luiz Freire
Palavras-chave: Geografia; Fazendas - Sítios; PNAE; Ações - Finanças; Agricultores familiares - Sertão do Apodi
Data do documento: 28-Jan-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: COSTA, Sérgio Luiz Freire. O PNAE no território do sertão do APODI: uma análise do capital social como fator determinante para o atendimento da política pública pela agricultura familiar. 2021. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: O presente trabalho objetiva analisar se o capital social é fator determinante para o atendimento das demandas oriundas do PNAE pelos agricultores familiares no território do Sertão do Apodi. Fazendo uma relação entre a execução de política pública para alimentação e a gestão do capital social originado da interação entre os componentes das organizações sociais e promotoras da execução dessa política, procuramos analisar se a gestão desse capital social no Território do Sertão do Apodi é relevante ao ponto de atender a meta imposta pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) pela agricultura familiar, que é de 30%. Para tanto, foi realizado um estudo compreensivo do Programa Nacional de Alimentação Escolar, observando sua interação com as organizações supridoras de insumos para o programa, além de observar como se deu a gestão do capital social nessas organizações frente à meta imposta. Foram considerados os seguintes aspectos: (i) Dinâmica política do município (ii) Arranjos institucionais locais; (iii) Coordenação intersetorial; (iv) Relações federativas; (v) Compreensão dos implementadores; (vi) Mecanismos políticos, e; (vii) Mecanismos de fiscalização. Verificou-se que as políticas de formação de capital social aplicadas com os produtores têm gerado efeitos positivos no tocante ao alcance das metas estabelecidas, bem como no desenvolvimento de capital social no território de maneira mais consistente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53929
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Sérgio Luiz Freire Costa.pdf1,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons